Mercado Livre de Energia

LIBERDADE PARA CONSUMIR ENERGIA

Atualmente gerenciamos um volume expressivo de unidades consumidoras atendidas na modalidade de mercado livre, atuando nos seguintes processos:

Elaboração de estudos dos requisitos necessários da migração para o mercado livre de energia, compreendendo desde análises do perfil de consumo e das grandezas elétricas contratadas das unidades consumidoras, abrangendo a viabilidade técnica, regulatória, econômica e financeira.

Intermediação nas aquisições, renovações ou renegociações de contratos livremente negociados no mercado, na busca de fornecedores de referência em consonância:

+ Segurança quanto continuidade do suprimento de energia (não deixar que os nossos clientes corram riscos de ficar descontratados);
+ Porte e robustez dos fornecedores;
+ Flexibilidades ofertadas;
+ Outras referências contratuais que possam trazer aos clientes tranquilidade quando da contratação e durante o uso do contrato a ser firmado entre as partes.

Atuar junto às Distribuidoras Locais sobre as necessidades dos clientes livres e cativos no uso do sistema elétrico das distribuidoras as quais os mesmos encontram-se conectados, avaliando o desempenho do uso do contrato de Uso do Sistema Elétrico (CUSD), riscos de sub ou sobre contração em relação às disponibilidades dos sistemas elétricos das distribuidoras, possibilidade de reopção tarifaria, solicitação e acompanhamento de obras para atendimento às unidades consumidoras;

Repassar aos seus clientes, informações relevantes sobre o Setor Elétrico Brasileiro, alterações e novas regulações, tendências de mercado e outros assuntos aderentes ao mercado livre de energia.

Atuação direta no processo de migração para o ACL através do processo de adesão junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e modelagem junto às distribuidoras das quais as unidades consumidoras encontram-se conectadas, fazendo os processos de elaboração da documentação necessárias, projetos de obras civis e elétricas, adequação do sistema de medição, e demais ações pertinentes ao processo.

Representação dos nossos clientes junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia), e outros órgãos envolvidos como: ONS (Operador Nacional do Sistema), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e demais órgãos correlatos que regulam esta modalidade de mercado;

Gestão dos contratos livres de energia elétrica, análises de cláusulas contratuais, registros e validações nos sistemas da CCEE e o acompanhamento mensal das contabilizações no MCP e do balanço energético dos agentes representados, análise e estudo do comportamento do mercado de energia, a fim de mitigar eventuais impactos aos nossos clientes, como a procedência dos fornecedores para assegurar a melhor contratação de energia no ACL.

Emissão de relatório mensal, contemplando as grandezas elétricas medidas nas unidades de consumo, MUSD (Montante de Uso do Sistema de Distribuição – KW) e (consumo de energia elétrica – KWh), fatores de cargas, energia reativa, evolução e comportamento do consumo, sazonalidade, modulações da carga, bem como, o perfil de consumo e a economia financeira mensal e acumulada no ano comparativamente às condições dos contratos atuais;

01

O que é Mercado Livre de Energia?

O mercado livre de energia elétrica, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), é um ambiente em que os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores de energia, exercendo seu direito à portabilidade da fatura de energia.

02

Quem pode ser Consumidor Livre?

Existem dois tipos de consumidores livres: os consumidores livres convencionais e os consumidores especiais.

03

QUEM SÃO OS CONSUMIDORES LIVRES CONVENCIONAIS?

São os consumidores que possuem, no mínimo, 2.500 kW de demanda contratada e podem contratar energia proveniente de qualquer fonte de geração. A única restrição é que, além do nível de demanda contratada, as empresas que se conectaram ao sistema elétrico antes de 7 de julho de 1995 têm de receber a energia em tensão superior a 13,8 KV.

04

QUEM SÃO OS CONSUMIDORES LIVRES ESPECIAIS?

São os consumidores que possuem demanda contratada superior a 500 kW atendidos no grupo A de fornecimento de energia. Podem contratar energia proveniente apenas de usinas eólicas, solares, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50.000 kW, as chamadas fontes especiais/alternativas de energia.

05

QUAIS AS VANTAGENS DE COMPRAR ENERGIA NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

No mercado cativo a energia tem preço fixado por tarifas, sem margem de negociação. Já no mercado livre, as condições comerciais de contratação de energia tais como: preço, quantidade contratada, período de suprimento, condições de pagamento, garantias e reajuste, entre outras condições podem ser livremente negociados entre as Companhias Geradoras de energia, Comercializadoras e Consumidores.

06

DE QUEM POSSO COMPRAR ENERGIA?

A energia pode ser disponibilizada aos consumidores do mercado livre por agentes comercializadores, importadores, autoprodutores, geradores e até mesmo por cessão de excedentes com outros consumidores livres e especiais, desde que cadastrados como agentes da CCEE. Os consumidores podem comprar energia por meio de contratos de compra de energia incentivada e/ou convencional.

07

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENERGIA CONVENCIONAL E ENERGIA INCENTIVADA?

Energia convencional são provenientes de Usinas hidrelétricas de grande porte e usinas termelétricas, entretanto, no mercado livre, os consumidores podem adquirir eletricidade provenientes de outras fontes de energia. Estas outras fontes são chamadas de energia incentivada. Os consumidores que adquirem energia de fontes incentivadas têm direito à redução, entre 50% e 100%, nas tarifas de uso do sistema de distribuição e transmissão (TUSD e TUST). De acordo com a regulamentação vigente, as fontes incentivadas são usinas eólicas, solares, biomassa, hidráulicas ou cogeração qualificada com potência inferior ou igual a 30.000 kW.

08

EXISTE RISCO DE FALTA DE ABASTECIMENTO NO MERCADO LIVRE?

Os riscos de falta de abastecimento são os mesmos para o Ambiente Livre como para o Ambiente Cativo, pois as diferenças ocorrem no âmbito contratual, não havendo diferença física ente os dois ambientes de contratação.

09

POSSO SOFRER SANSÕES PELA CONCESSIONÁRIA DO MERCADO CATIVO DE ENERGIA?

Não. Por determinação legal, ela segue sendo obrigada a prestar toda a entrega física da energia e a manutenção nos mesmos moldes, pois a legislação a mantém obrigada, sem distinção entre consumidores livres ou cativos.

10

EXISTE SISTEMA DE BANDEIRAS TARIFÁRIAS NO MERCADO LIVRE?

Não. O fato de não existir o sistema de bandeiras tarifárias no Mercado Livre, garante ao consumidor livre mais uma garantia de previsibilidade do preço da energia para o período contratado proporcionando grande economia.

11

QUAL O PAPEL DA LL ENERGIA NO MERCADO LIVRE?

A LL Energia é uma empresa de gestão/representação dos contratos de compra e venda de energia junto às Distribuidoras e à CCEE. A LL Energia busca o melhor e mais seguro fornecedor de energia no momento da aquisição, gerindo e representando o contrato enquanto este estiver em vigor. Auxilia nos processos de compra/venda de energia no Mercado de Curto Prazo e indica a melhor oportunidade de renovação/recontratação. Como diferencial, a LL Energia cuida, geri e representa também o Sistema Elétrico.

12

QUERO SER LIVRE, O QUE DEVO FAZER?

Solicite uma visita técnica gratuita conosco, assim você estará um passo à frente para desfrutar de todos os benefícios de se contratar energia no Mercado Livre de Energia.

PRONTO PARA REDUZIR SEU GASTO COM ENERGIA?

Nossa equipe está pronta para fazer uma avaliação sem compromisso dos gastos de sua industria ou comércio com energia e oferecer as melhores soluções para otimizar seus investimentos

CLIENTES